Saiba quando serão os próximos eclipses de 2015

Os eclipses são fenômenos astronômicos que despertam o interesse tanto de astrônomos quanto de astrólogos, bem como fazem parte do imaginário popular e porque não dizer, da sabedoria dos antigos. Acabamos de passar pelo primeiro eclipse do ano, mas ainda temos 3 pela frente, sendo um do Sol e dois da Lua. Teremos um no início do próximo mês e dois em setembro. Astrologicamente o eclipse tem um simbolismo muito interessante; embora haja pouca literatura a respeito, sabemos tratar-se de momentos que rompem fatos que já estavam latentes, processos são acelerados, expondo situações que já estavam na iminência de acontecer. Mas o eclipse trata sobretudo de situações coletivas, embora não possa ser negligenciado seu trânsito no mapa individual.

05_09_2013_eclipse

Apresentamos abaixo as datas, horários e os locais onde poderão ser observados os próximos eclipses de 2015. Como nossos leitores são de locais diversos, apresentaremos o horário em Tempo Universal (TU), e não no horário local.

4 de Abril de 2015 – Eclipse total da Lua

Lua Cheia em Libra

Início do eclipse total: 11:58 TU

Meio do eclipse: 12:00 TU

Fim do eclipse total: 12:03 TU

Os locais mais privilegiados para observar este eclipse são: leste da Ásia, Oceano Índico, Austrália, Oceano Pacífico oeste da América do Norte, e Antártida.

13 de Setembro de 2015 – Eclipse parcial do Sol

Lua Nova em Virgem

Início do eclipse parcial: 4:42 TU

Máximo do eclipse: 6:54 TU

Fim do eclipse parcial: 9:06 TU

Os locais mais indicados para se observar este eclipse são o sul de África e parte da Antártida.

28 de Setembro de 2015 – Eclipse total da Lua

Lua Cheia em Áries

Início do eclipse total: 02:11 TU

Meio do eclipse: 02:47 TU

Fim do eclipse total: 03:23 TU

Os melhores locais onde este eclipse poderá ser visto são: grande parte da América do Norte (especialmente mais a leste), América do Sul, Oceano Atlântico, Europa e África.

Fonte Eclipses: Nasa